MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO

“Se Palmares não vive mais, faremos Palmares de novo”, é uma frase do poeta José Carlos Limeira que se tornou um grito do Movimento Negro, em luta pela verdadeira liberdade.

Há 52 anos, por inciativa do Grupo Palmares, em Porto Alegre (RS), o 20 de novembro, tornou-se um dia para lembrar o nosso herói Zumbi dos Palmares, assassinado pelas forças escravistas em 20 de novembro de 1695. O escritor Oliveira Silveira foi o idealizador da data, que motivou manifestações na capital gaúcha. Alguns anos depois, em novembro de 1978, há 45 anos, durante um Assembleia Nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), realizada no consulado da Alemanha, na Bahia, militantes de todo país decidiram alçar a data “20 DE NOVEMBRO” em símbolo de unidade de ação nacional, tornando-a o DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

“Não o chamávamos ainda de Dia Nacional da Consciência Negra. O feliz nome seria dado, sete anos depois, numa assembleia do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUCRD).” Depoimento de Oliveira Silveira.

Os quilombos foram uma das inúmeras formas de resistência dos negros e das negras ao sistema capitalista escravocrata, enfrentando toda a violência e exploração às quais foram submetidos.

Nossos territórios pretos, favelas, quebradas, ilês, terreiros, escolas públicas, aglomerados urbanos, mocambos e quilombos são os territórios de resistência para o enfrentamento sistêmico ao racismo (sistêmico e estrutural), a discriminação racial e o preconceito no Brasil de hoje.

Nosso legado é de LUTA contra a desigualdade social, o genocídio do povo negro, o encarceramento em massa, as colonialidades e a branquitude.

Por meio do Dia Nacional da Consciência Negra, nós, negros e negras, que somos a maioria, 56% do total da população do pais, inspirados na luta de Zumbi e Dandara dos Palmares, seguimos na luta por reparação histórica. Seguimos em marcha em defesa do Projeto Político do Povo Negro para o Brasil, contra as mazelas do capitalismo e pelo com bem viver!

“Zumbi não morreu, viva Palmares! Nossa luta unificada”

Reaja à Violência Racial!
Reparação!
Contra o genocídio do povo negro
MNU desde 1978 na luta contra o racismo!

Compartilhe: