PB BEM COLOCADA NO RANKING DO SANEAMENTO BÁSICO NO NORDESTE

Abes Paraíba divulga dados sobre a região e Paraíba ocupa segundo lugar entre estados com melhores índices

O Ranking do Saneamento Básico – RSB, elaborado pelos técnicos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba, traz, em seu primeiro ano de levantamento, a consolidação de um estudo com o ranking dos Estados do Nordeste quanto aos serviços de saneamento básico em seus quatro componentes – abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta, tratamento e destinação de resíduos sólidos e águas pluviais urbanas.
Cada um desses quatro componentes foram analisados de acordo com indicadores. Abastecimento de água, por exemplo, teve quinze indicadores, como as tarifas cobradas, perdas na distribuição e ligação, consumo, atendimento, entre outros. Da mesma forma foi feito com o componente esgoto, que teve dez indicadores analisados. Já tratamento e destinação de resíduos e águas pluviais urbanas tiveram, cada um, onze indicadores.
PARAÍBA – A Paraíba ocupa o segundo lugar no Ranking geral e se destaca, estando em primeiro lugar na avaliação sobre RESÍDUOS SÓLIDOS, com o melhor desempenho em relação aos indicadores de recuperação de recicláveis. Já em relação aos indicadores sobre ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS, a Paraíba ocupa o nono lugar no Ranking, com o pior desempenho em relação ao aspecto financeiro.
FONTE DOS DADOS – Os dados analisados pela Abes-PB têm como fonte os indicadores referenciados no Sistema Nacional de Informações do Saneamento – SNIS. O SNIS é uma plataforma vinculada à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Tem abrangência nacional e reúne informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade da prestação de serviços de saneamento básico.

O Ranking identifica qual estado está melhor ranqueado e o menos ranqueado com relação ao saneamento básico, considerando todos os seus componentes e o que apresenta as melhores condições de qualidade, atendimento, infraestrutura, operacionais, financeiras e de cobertura.
Foram analisados dados de 1441 municípios, representando cerca de 80,33% dos municípios do Nordeste e uma população de 42.450.593 habitantes que forneceram ao SNIS as informações para o cálculo de cada um dos 47 (quarenta e sete) indicadores e índices utilizados neste estudo.
RESULTADOS – Com base nos indicativos analisados, a Bahia é o estado com melhores condições de saneamento básico, seguida por Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Alagoas e Maranhão.
O presidente da Abes-PB, engenheiro José Dantas de Lima, destacou que o estudo é inédito. “Os indicativos podem contribuir para a qualidade da gestão dos serviços de saneamento básico, com uma leitura macro da região Nordeste. A leitura dos dados pode também subsidiar as políticas públicas – buscando a universalização dos serviços de forma integrada, estimulando o comprometimento dos governos federal, estaduais e municipais, bem como a sociedade civil organizada”, concluiu.

FONTE – ABES PB

Compartilhe: