O Município de São Miguel do Taipu-PB, na fazenda ‘Pelegra’, os técnicos de defesa agropecuária iniciaram a vacinação do gado no estado. A propriedade da família de Railton Cardoso da Costa Jr., tem mais de 1500 animais, e nesta quarta-feira, 17, o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – SEDAP – Hugo Vieira, participou da antecipação da campanha de vacinação contra aftosa na PB. “Nós vamos conquistar o status de livre da febre aftosa sem vacinação, atendendo as exigências do Ministério da Agricultura e Pesca”, disse e secretário Hugo Vieira.
O proprietário da fazenda “Pelegra”, Railton Júnior, quer garantir qualidade no rebanho e bons negócios. “Com essa vacinação, nós garantimos sanidade animal, bem estar do rebanho, lucro na fazenda e também ficamos livres da febre aftosa”, afirmou o agropecuarista, durante a vacinação.
O comércio varejista nos municípios estão preparados para a comercialização do imunizante. Atualmente, o rebanho da Paraíba é de 1,3 milhão de cabeças. A meta, segundo o secretário Hugo Vieira, é que 90% seja vacinado. Para isso, os produtores devem comprar as vacinas nas revendas, imunizar o rebanho e declarar nos escritórios de Defesa Agropecuária.
O ato que marcou o início da campanha de vacinação na PB, foi acompanhado por técnicos da defesa animal e autoridades sanitárias do serviço federal.