Princesa Isabel é uma cidade que respira e inspira história. Foi diretamente de lá que o podcast Revista Estadual foi transmitido, contando a participação do professor Irismar Mangueira, formado em História; com formação em História; Emanuel Arruda, presidente da Academia Princesense de letras e Artes (Apla); e Thiago Pereira, neto de Zé Pereira, importante personagem do município. O programa foi ao ar na última sexta e pode ser conferido na íntegra no canal do Youtube.
Sob o comando de Humberto Alexandre e Agenilson Santana, os entrevistados foram esmiuçando os detalhes que fazem de Princesa Isabel ser um município icônico na Paraíba. A passagem da Coluna Prestes, do Cangaço, a emancipação da cidade foram alguns dos assuntos tratados neste sexto episódio do podcast.
“Houve um acordo com Lampião, para que ele não trouxesse nenhum tipo de transtorno, que ele não invadisse nossas terras, não levasse nossos animais…as práticas comuns do Cangaço. Esse acordo vingou. Quando esteve por aqui, ele nunca invadiu nenhuma terra, nunca matou ninguém, não houve nenhum tipo de violência”, falou Thiago Pereira, enfatizando que não existia uma relação direta entre Zé Pereira e Lampião.
O período dos “Coronéis” também foi determinante para entender a conjuntura da cidade paraibana, que chegou a fazer uma revolução. A guerra de Princesa, inclusive, foi acompanhada por um repórter do New York Times.
“Então é uma história que sai das fronteiras brasileiras. Existe um livro intitulado ‘De Princesa a Nova Iorque”, que pega todas as matérias que foram publicadas lá e é interessante ver quando ela começa a escrever sobre uma vilazinha, uma coisa insignificante, e depois isso passa a ser uma cidade que está mudando a história do Brasil”, falou o professor Irismar.
Você pode conferir tudo, clicando aqui.