O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), divulgou, nessa segunda-feira (17), o resultado preliminar da análise documental da primeira de duas chamadas do Arte na Bagagem 2024, programa que tem como objetivo promover a circulação de artistas residentes na Paraíba para outras partes do Nordeste, do Brasil e do mundo. Nesta primeira chamada, foram registradas 333 candidaturas oriundas de 167 inscrições, e ao término da seleção 100 apoios financeiros serão habilitados.
Essa diferença entre inscrições e candidaturas ocorre, a propósito, porque podem se inscrever iniciativas individuais e em grupo. E, nesse segundo caso, até cinco apoios poderão ser solicitados a uma mesma iniciativa, contemplando assim diferentes integrantes do grupo que vai viajar.
O resultado preliminar da análise documental, de toda forma, pode ser conferido no portal da Secult-PB na internet. Nessa fase, foram analisadas a documentação de cada projeto, e esses foram divididos em “habilitado”, “inabilitado” e “desclassificado”.
No primeiro grupo, estão os proponentes que já estão aptos a participar da próxima etapa, enquanto no segundo estão os que deixaram de enviar ou enviaram de forma errada algum dos documentos exigidos. Essas candidaturas têm entre terça-feira (18) e quinta-feira (20) para apresentarem recurso corrigindo o problema que foi apontado. Já no terceiro grupo, estão proponentes que apresentaram vícios insanáveis que desrespeitam algumas das regras do edital e estão fora da disputa.
A primeira chamada do Arte na Bagagem 2024 vai investir R$ 500 mil em 100 iniciativas de circulação artística. Vão ser selecionadas 50 iniciativas regionais, 30 nacionais e 20 internacionais. Assim, o apoio financeiro é de R$ 3 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros estados do Nordeste (com exceção da própria Paraíba), de R$ 5 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros estados do Brasil fora do Nordeste e de R$ 10 mil para cada proponente selecionado para viajar para outros países.
“O Arte na Bagagem foi lançado em 2023 e rapidamente se tornou um importante mecanismo de apoio à circulação da cultura e da arte produzida na Paraíba. No ano passado, foram alcançadas todas as regiões do Brasil e mais 13 países. Agora, a ideia é ampliar ainda mais o número de destinos para onde vão as produções culturais paraibanas”, comemora Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba. “Os investimentos quase que dobraram de um ano para outro”, completa Pedro.
Ainda com relação à primeira chamada, o resultado final da análise documental está prevista para ser publicada em 22 de junho. Já no dia 30 de junho, vai ser publicado o resultado da análise técnica, em que serão analisadas questões como relevância do evento, excelência artística, capacidade de execução da viagem e da apresentação, coerência entre dossiê artístico e projeto apresentado, estratégias de comunicação, contribuição para o alcance dos objetivos do edital e capacidade de planejamento. As viagens podem acontecer entre 1º de julho e 30 de setembro.
A Secult-PB lembra, no entanto, que já em julho começa a segunda chamada do Arte na Bagagem, quando serão investidos mais R$ 500 mil para a seleção de outras 100 propostas. As regras da segunda chamada são as mesmas da 1ª, com a diferença de que as inscrições vão acontecer entre 10 e 31 de julho e as viagens deverão acontecer entre 1º de outubro e 31 de dezembro.
Podem participar do Arte na Bagagem iniciativas de circulação artística de artistas e de grupos paraibanos em eventos como festivais, mostras, exposições, lançamentos, feiras, encontros, congressos, simpósios e seminários relacionados ao segmento artístico-cultural, em áreas como música, dança, circo, teatro, artes visuais, fotografia, histórias em quadrinhos, literatura, audiovisual, artesanato, capoeira, hip hop, gastronomia, moda e expressões das culturas tradicionais e originárias.
Para participar, o proponente precisa ser pessoa física, ter pelo menos 18 anos, residir na Paraíba pelo menos desde maio de 2020 e apresentar declaração da iniciativa devidamente datada e assinada pela organização responsável pelo evento.
Fonte: Secom/PB