Em uma noite de homenagens e muita emoção, estora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, foi agraciada nesta segunda-feira (17) com o Título de Cidadania Campinense, através de uma propositura da vereadora Eva Gouveia. A sessão solene na Câmara Municipal de Campina Grande também concedeu o título de cidadania ao designer Sérgio Mattos.
De acordo com a autora da propositura, a vereadora Eva Gouveia, o título é uma forma de reconhecimento e homenagem à Marielza. “Tirando do papel os sonhos e anseios dos artesãos, articulando e realizando o Salão do Artesanato, Marielza se dedica à nossa amada Campina temos muito a agradecer”.
A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, disse que o título concedido à Marielza Rodriguez se traduziu pela palavra merecimento. “Eu parabenizo a iniciativa da vereadora e desta Câmara a conceder esta honraria a uma mulher que tem contribuído com o desenvolvimento econômico da Rainha da Borborema, cumprindo a missão do governador de realizar uma gestão que promove a inclusão em seus mais diversos aspectos”.
Para a segunda-dama Camila Mariz, Marielza Rodriguez se destaca como pessoa e profissional pela entrega ao artesanato. “Ela lidera com empatia e amor, essa figura dedicada e que hoje está celebrando uma homenagem fruto do seu trabalho que enaltece e perpetua a cultura colocando o artesanato na vitrine. Parabéns pela trajetória, o mundo se apaixona por quem ama o que faz”.
A gerente do Museu Casa de José Américo, Janete Costa, enalteceu as qualidades de Marielza como gestora e uma mensagem do presidente da Fundação Casa de José Américo, Fernando Moura. “Estou fazendo um registro duplo de gratidão a Marielza que é uma gestora que sabe comandar, ouvir e lutar pelos nossos direitos e a missão importante de transmitir uma emoção de Fernando Moura, que escreveu um poema especial em sua homenagem”.
Em um dos maiores momentos de emoção, o filho Gabriel Bôtto, falou sobre a homenageada. “Este honroso título é por reconhecimento pelo mérito do trabalho que minha mãe desenvolve há mais de 20 anos. Marielza representa a busca contínua pelo aprimoramento e excelência, refletindo o verdadeiro sentido do trabalho e da dedicação”.
Marielza Rodriguez falou sobre sua ligação pessoal e profissional em Campina Grande. “Estou emocionada com este título porque há uma ligação pessoal pela questão familiar, mas também uma profissional e em ambas está a afetividade, o amor em tudo que faz com que minha prioridade sempre seja Campina e peço bênçãos para continuar ajudando a transformar vidas nesta causa nobre e justa do artesanato paraibano”.
Nascida em João Pessoa, Marielza Rodriguez Targino de Araújo é Bacharel em Direito pelo Unipê (2000); MBA em Gestão de Negócios também pelo Unipê (2008), além de ser Mestre em Desenvolvimento Territorial Sustentável pela Universidade de Valência, na Espanha (2015). Funcionária efetiva do Sebrae-PB desde 2002, Marielza tem uma vasta experiência com projetos ligados ao Artesanato e à Arte Popular.
Filha Itapuan e Regina Bôtto Targino, Marielza Rodriguez é casada, desde 1993, com Carlos José Lopes de Araújo, união que rendeu como frutos os filhos Antônio Carlos e Gabriel. Recentemente, chegou à família a netinha Regina, de nove meses.
FERNANDA SOUSA, especial para PARAHYBA NOTÍCIAS