O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nessa quarta-feira (19), a Qualificação Macrorregional da 3ª etapa do Método Canguru na Atenção Primária em Saúde (APS). A capacitação foi voltada para profissionais da APS, residentes de Medicina e gestores da 2ª Macrorregião de Saúde. O evento foi realizado no Centro de Formação de Educadores de Campina Grande.
De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente, da SES, Tatiane Jesus, foi o primeiro encontro sobre o Método Canguru na Atenção Primária. “O objetivo é garantir que nossas crianças tenham qualidade na assistência à saúde”, frisou. Ela informou ainda que a qualificação vai acontecer também para profissionais de saúde da 1ª Macro (João Pessoa), no próximo dia 26, e da 3ª Macro (Patos), no dia 3 de julho, de forma on-line.
O Método Canguru é uma prática que consiste em colocar o bebê em contato com o corpo dos pais, em uma posição semelhante à que o canguru carrega seus filhotes. Um dos pilares dessa prática é o estímulo ao aleitamento materno, incentivando a presença constante da mãe junto ao recém-nascido. É um modelo de atenção perinatal, voltado para o cuidado qualificado e humanizado, que abrange o pré-natal, cuidados especializados em ambulatório ou internação da mulher/gestante, o parto e o nascimento, a internação do recém-nascido e seu retorno para casa.
A terceira etapa do Método Canguru tem início com a alta hospitalar, quando a criança se encontra clinicamente estável, em aleitamento materno, mas, necessita de cuidados quanto a sua estabilidade térmica e ganho de peso, embora, não precise mais de suporte hospitalar. Durante essa etapa, o recém-nascido e sua família receberão cuidados das equipes da Atenção Primária em Saúde e da equipe hospitalar, cujos profissionais irão desenvolver, de forma compartilhada, seu cuidado nas consultas, visitas domiciliares, observação e orientação.
Fonte e foto: Secom/PB