Patos Que Protege: São João da Gente contou com Espaço de Proteção e Busca Ativa Contra Violência Sexual e Trabalho Infantil

Durante os dias de festa do São João de Patos, a Prefeitura Municipal, em parceria com os Conselhos da Criança e Adolescente, da Mulher e da Pessoa Idosa, promoveu pela primeira vez o “Espaço de Proteção Menina Francisca”. Funcionando na Escola Municipal Nosso Lar Tio Juca, este espaço foi criado para proteger e cuidar das crianças dos trabalhadores durante o período junino, ajudando a combater o trabalho infantil e a exploração sexual.

A ideia do Espaço de Proteção Menina Francisca surgiu a partir da necessidade identificada pelos Conselhos longo dos anos. Muitos pais, principalmente mães, traziam seus filhos pequenos, até de 12 anos, para dormir nas barracas por não terem com quem deixá-los.

Neste ano de 2024, a rede de proteção se envolveu para que o projeto se tornasse realidade. Filhos de barraqueiros, vendedores ambulantes e catadores puderam contar com o serviço, que lhes permitiu trabalhar durante as festividades e garantir sustento para suas famílias. Além das crianças inscritas, com idades entre 10 meses e 12 anos, mais duas crianças foram acolhidas após serem encontradas pela equipe Socioassistencial no Terreiro do Forró.

A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, ressaltou a importância do trabalho realizado pela rede socioassistencial do município. “Foram praticamente dois meses dedicados à orientação, mobilização e informação, para Prevenir e Combater a violência, especialmente durante os festejos juninos. Com certeza tocamos o coração de alguém e fizemos a diferença na vida de crianças e adolescentes”.

A estrutura do espaço foi organizada em parceria com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo. Durante o período de 19 a 23 de junho, a equipe da rede socioassistencial esteve presente, oferecendo cuidados e atividades para as crianças.

O sucesso da iniciativa mostra que o Espaço de Proteção Menina Francisca deve se tornar uma ação permanente nos festejos juninos de Patos, fortalecendo a luta contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Denuncie Exploração do Trabalho Infantil e Violência Sexual:

Disque 100

Aplicativo MPT Pardal

Site do MPT (www.mpt.mp.br)

Fonte: Secom/Patos

Compartilhe: