Responsável pelas ações de segurança na Região Metropolitana da Grande João Pessoa, o coronel Temóteo, que tem larga experiência no trato policial, foi o entrevistado do décimo episódio do Podcast Revista Estadual, onde falou sobre várias atividades e avanços tecnológicos que fortaleceram os contingentes e evidenciam a confiança da população na Polícia Militar.
De acordo com o Comandante do policiamento da Região Metropolitana, hoje a Paraíba é referência em inteligência e estratégia de segurança no Norte e Nordeste do país. Um dado bem importante revelado pelo coronel Temóteo é o fato de 33 detentos terem sido identificados durante os festejos juninos e terem sido enviados de volta para os presídios.
O resultado foi possível através de tática e estudos que utilizaram a tecnologia para a segurança da população, como as câmeras de segurança e a utilização de drones. Para além disso, houve uma atuação forte de prevenção em torno dos ambientes onde ocorreram as festas juninas
“Oito armas foram apreendidas. Pode parecer pouco, mas não é. Nós colocamos contingente para estar direcionado a cuidar da segurança do público para que não acontecesse nenhuma ocorrência. Não houve um homicídio, pois estávamos muito centrados na prevenção e no reforço. Fizemos um plano de ação com outras parcerias”, afirmou o comandante,
Durante a entrevista, o comandante falou de muitos feitos em sua trajetória quando estava no 1º Batalhão da Polícia Militar e citou algumas nas comunidades.
“Ressalto que não são todas as pessoas das comunidades que têm um mal comportamento. Há muitos trabalhadores. Mas quando passamos por lá diminuímos muito a criminalidade, através de projetos sociais. Tivemos o Jovens Campeões, onde 50 crianças treinavam caratê; o Primeiros Acordes, onde as crianças tinham aulas de violão; e outra ação na Praça Pedro Américo onde a população poderia fazer atividades físicas e contar com outros serviços”, contou.
O comandante citou, ainda, o reconhecimento do Paraíba Unida pela Paz, pela redução do crime de homicídios. “Gradativamente fomos trabalhando e, a partir daí, fomos conseguindo essa redução muito significante. Agradecemos a todos os nossos policiais que foram cruciais pela redução no 1º BPM”, relatou.
Para conferir a entrevista na íntegra, clique aqui.