Policiais militares já estão recebendo treinamento para operarem nas novas motos aquáticas da corporação, visando o reforço das ações de segurança no estuário do rio Paraíba e em mar. Os equipamentos foram entregues nesta semana e já garantiram prisões e apreensões de armas e drogas na Grande João Pessoa.
As instruções começaram nesta quinta-feira (25) e contaram com o próprio comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, o coordenador-geral do Estado-Maior Estratégico da corporação,coronel Souza Neto, e policiais da região metropolitana. A atividade já teve instruções práticas no rio Paraíba, na região da praia do Jacaré, com aulas do instrutor João Kairalla, que é campeão mundial de moto aquática e piloto multicategoria, responsável por treinamentos em diversas Forças como Capitania dos Portos no Rio de Janeiro e São Paulo, Corpo de Bombeiros, sendo reconhecido mundialmente.
A chegada das motos aquáticas deve permitir maior alcance e cobertura da Polícia Militar em áreas de difícil acesso. “O objetivo maior é o combate ao tráfico de drogas no rio Paraíba. Mas também vamos fortalecer a ação preventiva da PM em áreas turísticas, como Areia Vermelha, Picãozinho, Prainha, entre outras, já que nos dois últimos verões estamos tendo uma movimentação muito grande de pessoas nessas localidades”, destacou o coronel Sérgio. “O governo do Estado, através do governador João Azevêdo, adquiriu 10 motos aquáticas e três lanchas semiblindadas para fortalecer justamente essas ações de segurança”, completou o comandante.
Na última terça-feira (23), cinco integrantes de uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas foram presos pela PM em uma operação na cidade de Lucena, que teve um cerco por terra e também pelas águas, usando as novas motos aquáticas.
Fonte e foto: Secom/PB