A Prefeitura de João Pessoa, por meio do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), segue realizando a busca ativa dos pacientes que aguardam a realização de cirurgias eletivas ortopédicas entre os anos de 2013 e 2020. O hospital ainda tenta contato com 102 pacientes, que não atendem às ligações ou os contatos informados nos cadastros são inexistentes.
Até o momento, 216 pacientes já realizaram suas cirurgias, 42 desistiram de realizar os procedimentos e 36 não apresentaram condições clínicas para realização de cirurgias e serão operados assim que possível. Outras 55 pessoas já estão com a avaliação programada para os próximos dias.
“Tínhamos uma lista de cerca de 600 pacientes, já operamos mais de 200 e alguns ainda estamos tentando localizar, pois trocaram de número ou de endereço, outros já foram contatos e aguardamos que venham até o hospital refazer os exames pré-operatórios para que sejam inseridos em nossa programação cirúrgica. É importante lembrar que essas cirurgias estão sendo realizadas além da nossa rotina de forma que ninguém está sendo prejudicado”, explica o diretor geral do CHM, o médico Alexandre César.
Dentre os pacientes a serem operados está Josefa Francisco da Cruz Lima, de 60 anos, que desde 2019 aguardava por uma cirurgia no quadril. “Há 15 dias me ligaram para refazer o cadastro, menos de oito dias fiz todos os exames e hoje já estou fazendo minha cirurgia. Quando recebi a ligação fiquei muito aliviada e feliz depois de ver como foi rápido esse processo, pois a gente fica com medo de passar mais um monte de tempo esperando. Agora estou ansiosa para ficar boa logo, não sentir mais dor e conseguir andar direito”, comenta a paciente.
Os procedimentos que estão sendo realizados são relacionados a casos de lesão de menisco, lesão de ligamento cruzado anterior e posterior, instabilidade em joelho, artroplastia total de joelho, artroplastia total de revisão em joelho, osteotomia em joelho, artroplastia total de quadril, artroplastia total de revisão de quadril, artroplastia total de ombro, artroplastia reversa em ombro, instabilidade em ombro, lesão total de manguito rotador, osteotomia em tornozelo, tenoplastia e artrodese em tornozelo.
“Caso a pessoa aguarde por procedimentos eletivos ortopédicos como esses, tenha dado entrada na cirurgia aqui no Complexo Hospitalar de Mangabeira entre 2013 e 2020 e, por algum motivo não recebeu nosso contato ainda, pode ser que seu cadastro que temos esteja desatualizado ou não tenha visto uma de nossas ligações. Nesses casos pedimos que nos procure para que possa ser inserido na programação cirúrgica ou pelo menos para informar o não interesse na realização da cirurgia”, reforça Alexandre César.
Para saber se está inserido ou não na lista de pendências, o usuário pode ligar para os números: (83) 98651-6495 ou (83) 98683-7141 ou acessar o aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Quem tem o app baixado no celular, ao abri-lo estará visível um ícone de ‘cirurgias ortopédicas’, basta clicar que será redirecionado para informações sobre como proceder.
O aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ é compatível com smartphones que usam sistema operacional Android e IOS e pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e/ou App Store.
Fonte: Secom/PB | Foto: Caio Tomé