Nos dias 16 a 18 de agosto, no Eixo Cultural Ibero-Americano, em Brasília, será realizada a 3ª Mostra Nacional da Produção das Margaridas, que dará visibilidade à produção das mulheres trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das águas. Agricultoras familiares das cidades de Queimadas, Alagoa Grande e Lagoa Seca, na Paraíba, foram selecionadas para participar da Mostra. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Queimadas, Maria Anunciada Flor, vai expor no evento os quadros que faz em vidro, o grupo Sementes da Terra, de Alagoa Grande, bordados, e as mulheres da Cooperativa Borborema, de Lagoa Seca, vão apresentar na Mostra das Margaridas produtos feitos com milho, como fubá e munguzá.
Aproximadamente 200 expositoras agricultoras familiares, indígenas, quilombolas e demais representantes de povos e comunidades tradicionais reafirmarão que as Margaridas seguem em marcha e produzindo alimentos saudáveis em todo o País.
A secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais, explica que “a mostra será um espaço de comercialização, promoção e divulgação dos produtos provenientes dos grupos das mulheres, com muita diversidade, combinando alimentos, fitoterápicos e artesanatos, além de muito conhecimento acumulado e passado há muitas gerações. Sem dúvidas, será uma experiência única e transformadora.”
A realização da mostra dialoga diretamente com o eixo político da Marcha das Margaridas “Autonomia Econômica, inclusão produtiva, trabalho e renda”. Também será um espaço de encontros, diálogos, oficinas formativas, rodas de conversas e manifestações culturais.
A realização é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), com o apoio das Federações e Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados e das organizações parceiras da Marcha das Margaridas.
Fonte: Mabel Dias – Assessoria de Comunicação da Fetag-PB, com informações de Malu Souza / Comunicação Contag