Djaniras – Mostra de Cinema Feminino começa nesta terça com 35 filmes dirigidos por mulheres

Exibições de filmes, palestras, oficinas fazem parte da programação da segunda edição da Djaniras – Mostra de Cinema Feminino que acontecerá de 6 a 9 de agosto na Usina Cultura Energisa, em João Pessoa (PB). A proposta do evento é dar visibilidade a filmes que são realizados por mulheres no audiovisual brasileiro. Todas as sessões terão recursos de acessibilidade com interpretação em Libras e audiodescrição. A Mostra é gratuita.

Durante a etapa de inscrição foram recebidos mais de 180 filmes de várias cidades brasileiras. O evento torna evidente todo um movimento de mulheres realizadoras que estão atuando no audiovisual brasileiro. “Estamos muito contentes de fazer esta segunda edição. Agora, com mais alcance, observamos um maior volume da produção feminina e, mais do que vitrine, somos parte de todo esse levante que coloca as mulheres à frente de seus trabalhos”, afirmou a coordenadora geral do evento, Drica Soares.

A Djaniras se desdobra em outras mostras que fazem o recorte e valorizam a pluralidade feminina no cinema. Além das Mostras Acácia (filmes brasileiros) e Margarida (exclusivamente para filmes paraibanos), o evento traz as Mostras Campo em Flor, Benvenutty, Aroeira e Benedita.

“O nosso norte curatorial é a mulher que se coloca em rede com outras mulheres e se organiza socialmente exercendo outras formas de lideranças. As mostras especiais exibidas à tarde têm o intuito de dialogar com recortes mais amplos acerca do feminino, com temática sobre infância, gênero, raça entre outras pautas urgentes da nossa sociedade”, completou Martina Nobre, que também assina a coordenação geral do evento.

As oficinas ficarão por conta das realizadoras Ana Bárbara Ramos, Carine Fiúza e Anny Stone. Já as mesas vão discutir o cinema feito pelo povo indígena, negro e como está a presença das mulheres do audiovisual, que caminho foi percorrido até aqui e quais os desafios que são vivenciados no meio.

A 2ª Djaniras Mostra de Cinema Feminino é uma realização da Carambola Filmes com incentivo do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo e recursos geridos pela Fundação de Cultura de João Pessoa. Também conta com apoio do Grupo Energisa, Centro Técnico Audiovisual, Up Personalizados, Xilo Hotel, Oca Restaurante Natural e Cabanna, com patrocínio do Banco do Nordeste através da Lei de Incentivo à Cultura.

A programação completa, você pode conferir em @djanirasmostra

Fonte: Assessoria

Compartilhe: