Após seletivas realizadas em 11 cidades da Paraíba, os MC’s classificados se preparam para o Duelo Estadual, que será realizado neste domingo (08) no Centro Cultural de Mangabeira Tenente Lucena, em João Pessoa. O evento, que começa às 13h, é gratuito e promete revelar o representante paraibano que competirá no Nacional, em Belo Horizonte.
Reprodução / Card Reprodução
O Duelo de MCs Estadual acontece desde 2016, e é fruto de uma parceria entre a Família de Rua e as organizações das seletivas realizadas em cidades como Patos, Guarabira, Cuité, Cajazeiras, Queimadas, Campina Grande, João Pessoa, Santa Rita, Rio Tinto, Cabedelo e Monteiro. O projeto visa ampliar o alcance das batalhas de rima em todas as regiões da Paraíba, revelando talentos do Sertão ao Litoral.
Estadual 2023, no Centro Cultural de Mangabeira / Foto: Arquivo Pessoal
Magrin, um dos organizadores do evento, destaca a importância do duelo para fortalecer a cena do Hip Hop no estado. “Esse é um momento crucial para mostrar a diversidade artística e cultural da Paraíba, promovendo a união através da música e incentivando a criatividade de jovens MCs”, comenta.
A iniciativa também é uma oportunidade de integrar as diferentes regiões da Paraíba no cenário nacional, mostrando a força e originalidade do hip hop local. Em 2021 a Paraíba teve o primeiro representante do duelo de MCs da Paraíba na batalha nacional, o MC Clow, do Valentina.
Ao longo de sua trajetória, o Duelo Estadual de MCs realizou diversas batalhas de freestyle, tendo início em 2016. A primeira edição ocorreu no Parque Sólon de Lucena (Lagoa), em João Pessoa, reunindo um público estimado em 3 mil pessoas e 16 MCs competindo pelo título de melhor MC da Paraíba. Além das emocionantes batalhas, o evento contou com apresentações de artistas locais, que realizaram pocket shows, enriquecendo a experiência cultural dos presentes.
Desde então, o Duelo Estadual de MCs tem crescido progressivamente, conquistando novos territórios e públicos, consolidando-se como um marco importante na cena do hip hop e do freestyle no estado.
Fonte: Brasil de Fato – PB