A Secretaria de Estado da Saúde (SES), junto com os Ministérios da Saúde e Educação, UFPB e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), realizou, nesta sexta-feira (13), o Encontro Estadual do Programa Mais Médicos para o Brasil, com gestores, tutores, supervisores e médicos para discutir as diretrizes e os avanços do programa no estado, com o objetivo de fortalecer a atenção à saúde nos municípios.
O evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências Médicas, da UFPB, na capital, para a Primeira Macrorregião de Saúde. O mesmo encontro foi realizado em Campina Grande, para a Segunda Macro, na última quinta (12); e em Cajazeiras, na terça-feira (10), para a Terceira Macro.
O Programa Mais Médicos para o Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que, junto com os estados e municípios, implementa a assistência e o cuidado à população, por meio de editais de contratação e convocação de médicos para trabalharem em municípios com dificuldade de contratar profissionais, com o intuito de ofertar à população um cuidado integral e humanizado.
A gerente executiva da Atenção à Saúde, da SES, Izabel Sarmento, informou que o Estado coordena a Comissão Estadual do Programa, ao lado dos Ministérios da Saúde – Superintendência na Paraíba – Educação, Cosems e Conselho Estadual de Saúde. “A partir dessa comissão, implementamos as ações de monitoramento desses profissionais, acompanhando desde o trabalho dos médicos – as dificuldades junto à gestão, se houver – e a gestão também pode sinalizar dificuldades, a exemplo de assiduidade, atendimento, pontualidade, entre outros. Esse encontro fortalece a política de Atenção Primária à Saúde tão importante para os usuários do SUS, municípios, estado e país”, pontuou.
De acordo com o coordenador geral do Programa Mais Médicos para o Brasil, Édson Lucena, em 2023 foram incorporados ao Programa mais 15 mil novos médicos, no país. Com isso, estão sendo beneficiados mais de 78 milhões de brasileiros. Em todo país, são mais de 4.500 municípios com médicos do Programa. “Se não for uma gestão compartilhada fica impossível. Temos o desafio de ofertar cuidado de qualidade para a população e o Programa entra como mais uma estratégia de fortalecimento da atenção primária que é o grande foco, garantindo estrutura para os profissionais e um bom retorno para a população”, disse.
A apoiadora institucional do Ministério da Educação, Candice Chiara, destacou que o Mais Médicos é um programa interministerial. “Hoje, estamos vivendo um marco de reparação histórica com a UFPB se engajando como instituição supervisora do Programa no estado, junto com a UFCG. “A Educação faz parte do Programa na qualificação dos profissionais à luz do fortalecimento da educação permanente em saúde que ocorre, dentre outras maneiras, através da integração ensino-serviço” explicou.
Membro da diretoria do Cosems e secretária de Saúde de Guarabira, Harlane Herculano disse que “o evento foi de grande importância, pois a gente trocou ideias, escutando os gestores e os profissionais com o objetivo de fortalecer o programa que vem trazendo garantia de acesso a uma saúde pública resolutiva e mais humanizada“, declarou.
Atualmente, na Paraíba são 301 profissionais do Programa Mais Médicos Para o Brasil, em 107 municípios paraibanos.
Fonte e foto: Secom/PB