O estudante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Gleydson Kelson Correia e Castro, atualmente, no Doutorado em Economia Aplicada do Programa de Pós-graduação em Economia (PPGE), conquistou o primeiro lugar no 28º Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional, como o melhor trabalho regional do ano de 2024.
O discente foi premiado com o trabalho de dissertação do mestrado intitulado “Análise Econômica de Entes Subnacionais: Estimação e Aplicação de Índices de Atividade Econômica para os Estados Nordestinos (2004-2023)”, orientado pelo professor Cássio da Nóbrega Besarria, do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB.
A cerimônia de premiação ocorreu no dia 06 de setembro, no auditório 211 do CCSA. A dissertação teve como objetivo estimar índices de atividade econômica para os estados do Nordeste. Esses índices representam o nível de atividade econômica em cada estado do país. Com base neles, e com uma defasagem de no máximo 90 dias, é possível avaliar a evolução das economias estaduais, identificando se estão em expansão ou recessão, por exemplo.
Segundo Gleydson Kelson, conquistar o primeiro lugar foi uma sensação de gratidão e realização. Ele acredita que sua pesquisa foi uma forma de contribuir com a sociedade.
“Inicialmente, fiquei um pouco incrédulo. Mas, de fato, foi uma sensação de realização, como se o momento representasse o esforço, dedicação e abdicação que precisei aplicar ao longo da minha trajetória acadêmica. Também sinto muita gratidão por todo o suporte que obtive durante essa jornada, especialmente do meu orientador. Fico feliz em ter gerado um trabalho útil para a sociedade, seja na tomada de decisões privadas ou na gestão de políticas públicas. Acredito firmemente que os indicadores estimados, assim como suas possíveis aplicações, poderão contribuir de maneira significativa”, comentou o discente.
Prêmio
O Prêmio Banco do Nordeste de Economia é realizado anualmente durante o Encontro Regional de Economia da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec). Seu objetivo é estimular a pesquisa em economia pura e aplicada, com foco no desenvolvimento da Região Nordeste, além de promover um debate sobre a economia regional, abordando problemas e desafios específicos da região, mobilizando a comunidade acadêmica e política em torno de questões relevantes para o desenvolvimento regional.
Em sua 28ª edição, o prêmio reconheceu os três melhores trabalhos em duas categorias: Artigo e Dissertação. Na categoria Artigo, os autores submetem seus trabalhos diretamente e os apresentam durante o evento. Na categoria Dissertação, os programas de pós-graduação selecionam um trabalho após avaliação interna.
Fonte: Assessoria