O processo eleitoral do Conselho Nacional de Saúde (CNS) está em curso, fazendo com que entidades e movimentos da saúde de todo Brasil se articulem para submeter a documentação exigida no processo de participação. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online e devem ser concluídas, impreterivelmente, na quarta (25/09), até às 18h (horário de Brasília).
Entidades e movimentos que já iniciaram o processo de inscrição deverão conclui-la no mesmo prazo. As eleições contam com um sistema que permite a digitalização de todo processo, ampliando ainda mais o escopo de possibilidades para pessoas interessadas. Todas as informações e documentos de apoio para a inscrição estão disponíveis na página das eleições do CNS.
As entidades interessadas precisam confirmar um mínimo de três anos de atuação em pelo menos três regiões do país e nove estados. Margarida Madalena, conselheira nacional de saúde e presidente da Comissão Eleitoral, explica que esse é um critério fundamental. “Além da entidade ter atuação na área da saúde e na defesa do SUS, em especial”, também destaca.