João Pessoa recebe a partir de primeiro de dezembro o principal evento cultural da cidade. O Natal na Usina, que chega à décima primeira edição, reúne toda a força da cultura paraibana em uma ampla programação gratuita e para todas as idades. Em 2024, o projeto traz a riqueza da cultura popular para a abertura do evento, celebrando os 90 anos de Vó Mera, ícone da cultura popular e do coco de roda.
O projeto Natal na Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, o apoio do Instituto Energisa, patrocínio da Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.
A programação deste domingo começa às 16h, com a Mostra de Corais, no Palco Bonde. O acendimento das luzes acontece às 17h e logo em seguida haverá a apresentação artística do Cavalo Marinho Mestra Tina, na área externa.
Shows de Natal
Na Tenda da Música, às 18h, haverá o show em homenagem a Vó Mera, que em dezembro comemora 90 anos, como um símbolo de resistência da cultura popular. O show vai reunir grandes nomes da música paraibana, como Escurinho, Totonho, Glaucia Lima, Mestra Ana Rodrigues, Os Netinhos, Coco de Oxum, As Calungas, AjaMulher e Samba se Ate.
Vó Mera começou a compor cocos e cirandas ainda criança, mas foi apenas aos 60 anos de idade que iniciou sua trajetória como cantadora de coco. Em 2018, foi condecorada com a maior honraria pública da cultura, a Ordem do Mérito Cultural (OMC) na classe “Comendador”, concedida pelo Ministério da Cultura.
A trajetória de Vó Mera também foi retratada no livro ‘Na Embolada do Coco’, que traz o perfil de onze mestras da cultura popular e do coco de roda e conta histórias de resistência e valorização das raízes da cultura paraibana.
A noite de domingo ainda tem o cortejo do Maracatu Baque Mulher, às 20h, na área externa, que representa um importante resgate e manutenção da diversidade cultural existente no país, unindo música, percussão e dança.
Às 21h, o DJ Acarajow se apresenta no Palco Bonde, com uma performance que traz a música negra como transformação social evidenciando ritmos que tiveram origem nos guetos e periferias do mundo, desde o afrobeat, samba, reggae, funk carioca e ritmos nordestinos, a exemplo do brega funk e batidão, este último genuíno da cidade de João Pessoa.
Presépios e Exposições
Quem visita a Usina Energisa em dezembro pode conferir a exposição de Presépios Natalinos, na Galeria de Arte, e ainda votar para escolher os três melhores em duas categorias: presépio tradicional e não tradicional.
Já na área externa, a tradicional exposição de Papais Noel encanta os visitantes com a arte do grafite pelos artistas Babilônia, Dedoverde, Elionai Gomes, Fany, Meiacor, Mulinga, Pri Witch, Tabaréu, Thayroni Arruda e Zona.
Feirinha para todos os gostos
De quinta a domingo, sempre das 16h às 22h, a Feirinha Criativa e Gastronômica movimenta a área externa da Usina, mostrando todo o talento do empreendedor criativo paraibano, com opções de artesanato e gastronomia.
Ação Social
Pelo segundo ano consecutivo, o Natal na Usina é parceiro da CUFA-PB em uma ação social. Na área externa da Usina Energisa, haverá pontos de coleta de alimentos não perecíveis que serão doados para comunidades atendidas pela CUFA em João Pessoa.
Confira a programação de abertura
- Domingo – 01 de dezembro
16h – Mostra de Corais
Local: Palco Bonde
17h – Acendimento das luzes
Local: Área externa
17h – Cavalo Marinho Mestra Tina [Apresentação artística]
Local: Área externa
18h – Homenagem a Vó Mera [Show]
Local: Tenda da Música
20h – Cortejo Baque Mulher [Apresentação artística]
Local: Área externa
21h – Acarjow [Performance]
Local: Palco Bonde
Fonte: ClickPB