Programação Cultural da 4ª CNGTES valoriza a Cultura e o Trabalho no SUS

A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES) vai muito além dos debates técnicos e políticos. Com uma programação rica e diversificada, que inclui palestras, mesas temáticas, grupos de trabalho e o ato simbólico “Defender o SUS é defender a vida e a democracia”, o evento também abraça a cultura como um elemento central.

Entre os dias 10 e 13 de dezembro, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) se transformará em um espaço de integração e valorização dos trabalhadores do SUS, promovendo reflexões e trocas de experiências.

A agenda cultural será um destaque, com apresentações artísticas, oficinas interativas e atos simbólicos que reforçam a participação e o engajamento dos participantes, sob o tema central da conferência “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Um dos destaques da programação cultural será o Espaço Tenda Dona Chica Parteira, uma homenagem a Francisca Pereira da Silva, conhecida como Dona Chica. Parteira, rezadeira, conhecedora de ervas medicinais e militante popular da saúde, Dona Chica “se encantou” em 25 de janeiro de 2024, termo usado por povos tradicionais e de terreiro para descrever a finitude da vida terrena. Encantada e ancestralizada, Dona Chica deixa um legado profundo.

A maranhense era residente em Cristinápolis (SE), indígena Ka’apor, mãe de santo, integrante do Movimento Popular de Saúde (MOPS) e assentada da reforma agrária. Contava com orgulho ter trazido ao mundo mais de 780 crianças e, em sua cidade, coordenava as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS, desenvolvendo projetos com ervas medicinais. Em 2022, recebeu o Grau de Mérito Especial em Saberes e Fazeres da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A agenda cultural contará com apresentações artísticas, oficinas interativas e momentos simbólicos que destacam o protagonismo e o engajamento dos participantes.

Destaques Culturais

A programação cultural será distribuída entre dois espaços principais: a Tenda Dona Chica Parteira e o Auditório, envolvendo música, teatro, cirandas e momentos de celebração coletiva.

Programação Artística Cultural

Local: Tenda Dona Chica Parteira

Terça-feira – 10/12
10h30: Oficina Teatro Negro e Interseccionalidades
16h: Dub Nan

Quarta-feira – 11/12
10h30: Cuidados Ancestrais/Ciranda
13h: Terreiro de Brincadeiras – Grupo Breu – Brincantes de Eusébio
16h: Apresentação Espontânea

Quinta-feira – 12/12
10h30: Apresentação Espontânea
16h30: Sarau Arte Cura

Local: Auditório

Terça-feira – 10/12
10h: Momento de Abertura do Memorial Covid-19
13h30: Teatro Bacurau Morhan
17h30: Banda Asé Dúdú
18h: Mística + Apresentação das Delegações Estaduais

Quarta-feira – 11/12
8h45: Arrastão Cultural

Quinta-feira – 12/12
8h30: Ato Político Cultural
18h: Fernanda Machado – Despertar Ancestral

Sexta-feira – 13/12
8h45: Fernanda Machado – Despertar Ancestral
9h: Homenagem à Dona Chica Parteira
10h: Coletivo Cultural Sambadeira de Bimba filhas de Biloca

Ascom CNS, com informações da Revista Radis

Compartilhe: