O município de Monteiro-PB (distante 264km), por meio da Secretaria de Educação municipal, implementou a disciplina Poesia Popular e Musicalidade no currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, com os seguintes propósitos: valorizar as manifestações culturais locais e regionais, integrando poesia e música ao processo educativo; desenvolver habilidades de leitura, escrita, interpretação e criação artística entre os estudantes; fortalecer a identidade cultural monteirense por meio do resgate de tradições populares; promover a interdisciplinaridade, alinhando-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O programa REVISTA ESTADUAL (uma rede de 15 emissoras), destacou no dia 12 de abril, a ação desenvolvida na cidade de Monteiro-PB. O compositor e Poeta Ilmar Cavalcante, o professor Clóves Ferreira e a professora Dra. Elenilda Sinésio, Coordenadora da Disciplina Poesia Popular e Musicalidade da Rede Municipal de Ensino de Monteiro, dialogaram com os ouvintes do Revista Estadual, mostrando a importância do processo ensino-aprendizagem através da poesia e a música na escola.
Ilmar Cavalcante, compositor paraibano, mostrou que é importante esse processo, e destacou que a Paraíba deve exportar essas experiências para outros municípios. Acompanhe trecho das entrevista no REVISTA ESTADUAL:
Acompanhe o que diz a Professsora Dra. Elenilda Sinésio, Coordenadora da Disciplina Poesia Popular e Musicalidade da Rede Municipal de Ensino de Monteiro:
PROFESSOR CLÓVES FERREIRA também na construção, acompanhe:
FASES DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA EM MONTEIRO
A implementação seguiu o seguinte cronograma:
- Fase Preparatória (Janeiro/2025):
13/01: Apresentação da proposta à Secretária de Educação, Ana Lima Feliciano, pelo idealizador Sérgio Petrônio, com base na cartilha de poesia de São José do Egito (PE).
15/01: Reunião com a prefeita Ana Paula Morato e o vice-prefeito Ricardo Jorge, com participação de poetas e autoridades, para formalização do projeto.
30/01: Aprovação unânime do Projeto de Lei Nº 2.274/2025 pela Câmara Municipal, instituindo a disciplina na grade curricular.
- Lançamento e Divulgação (Fevereiro/2025):
05/02: Evento oficial no Centro de Treinamento Educacional, com lançamento da Cartilha Poesia Popular e Musicalidade; sarau cultural com declamações de cordéis (ex.: Cloves Ferreira) e apresentações musicais (ex.: Ilmar Cavalcante); presença de autoridades, artistas locais e comunidade escolar.
06/02: Destaque no jornal O Pipoco e na Rádio Tabajara (08/02), ampliando o alcance da iniciativa.
- Capacitação e Início das Aulas*
19/02: Primeira formação docente, com orientações sobre sequências didáticas, recursos pedagógicos e alinhamento à BNCC.
24–28/02: “Caminhadas Pedagógicas” nas escolas para apresentação da disciplina, com interações lúdicas (poesias, músicas e acolhida aos alunos).
- Consolidação (Março–Abril/2025)
26/02: Visita técnica a São José do Egito (PE) para troca de experiências.
28/02: Elaboração do Decreto Municipal para regulamentação da disciplina (assinado em 14/03).
31/03–14/04: Caminhada Poética, percorrendo 7 escolas e envolvendo cerca de 1.800 alunos em atividades culturais, com participação de repentistas (Renê Cavalcante), músicos (Arthuzinho do Acordeom) e compositores (Ilmar Cavalcante).
- Resultados e Impactos
Engajamento Discente: Alto interesse dos alunos, evidenciado pela participação ativa nas caminhadas poéticas e produções artísticas iniciais.
Integração Comunitária: Envolvimento de poetas, músicos e familiares, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.
Reconhecimento Público: Cobertura midiática positiva e apoio de gestores, destacando a inovação pedagógica.
- Desafios e Superações
Adaptação Docente: Necessidade de formação contínua para professores não familiarizados com o gênero. Solução: Planejamentos quinzenais e assessoria dos poetas Lindoaldo Campos e Vinícius Gregório.
Recursos Didáticos: Limitações iniciais de acervo. Solução: Distribuição da cartilha para cada estudante do Ensino Fundamental (Anos Finais) da Rede municipal de Ensino.
- Primeiras conclusões
A disciplina Poesia Popular e Musicalidade consolidou-se como um marco na educação monteirense, unindo arte, cultura e proposta pedagógica. Seu sucesso se deve à articulação intersetorial (Educação, Cultura, Comunicação) e as metodologias participativas, que valorizam vozes locais.