Semana Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes da PB com alerta à população

 

A Paraíba realiza, entre os dias 25 e 31 de maio de 2025, a Semana Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes. A ação, instituída pela Lei nº 11.881/2021, visa conscientizar a sociedade para os riscos, causas e formas de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes, além de fortalecer a rede interinstitucional de proteção e resposta rápida.

Promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (NETDP/PB), a campanha tem como mote o fortalecimento da articulação entre os órgãos públicos e o engajamento da sociedade para combater esse problema alarmante. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que 1,2 milhão de crianças e adolescentes desaparecem anualmente no mundo. No Brasil, a média gira entre 40 mil e 50 mil casos por ano. Na Paraíba, só em 2022, o Ministério Público do Estado acompanhou 96 ocorrências, sendo 19,72% envolvendo crianças e adolescentes.

A campanha 2025 contará com ações educativas e de capacitação, destacando a importância da denúncia e da comunicação imediata nos casos de desaparecimento. O destaque vai para o canal “Disque 155”, além do “Disque 100”, como principais meios de notificação.

Uma das principais ações será a capacitação de profissionais da rede socioassistencial no Hospital Arlinda Marques, referência em atendimento pediátrico, no dia 27 de maio, das 13h às 17h. Também está prevista a divulgação de uma nova cartilha informativa em parceria com o Ministério Público da Paraíba (MPPB).

O esforço conjunto envolve o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico e Desaparecimento de Pessoas (CETDP/PB), composto por representantes do Executivo Estadual, OAB, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Defensorias Públicas, Poder Judiciário, Ministério Público nas esferas estadual e federal, e outras entidades. A campanha também reforça a importância da articulação entre União, Estado e Municípios para a implementação eficaz das políticas públicas de prevenção.

A mobilização nas redes sociais e meios de comunicação também faz parte da estratégia. Serão veiculadas peças em formatos para Instagram (cards, stories, reels), rádio, TV, Youtube e TikTok, com conteúdos que desmistificam mitos sobre desaparecimentos e reforçam o papel de cada cidadão na prevenção.

“A prevenção é sempre a melhor opção. Essa realidade pode estar mais próxima do que pensamos”, destaca o slogan das peças visuais da campanha, que utiliza imagens de crianças e adolescentes para sensibilizar o público.

Com o lema “Semana Estadual de Prevenção ao Desaparecimento de Crianças e Adolescentes da Paraíba”, a campanha 2025 pretende não apenas alertar, mas também inspirar uma cultura de cuidado, atenção e resposta imediata diante de situações de risco.

 

*Para denúncias ou informações:*
📞 Disque 155 | 📞 Disque 100
📧 [comiteetppb@gmail.com]

Compartilhe: