SES abre inscrições para publicação de experiências exitosas na 3ª edição da Revista Vacina Mais Paraíba

 

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde (Gevs) e do Núcleo Estadual de Imunizações (NEI), divulgou, nesta terça-feira (16), o regulamento para a inscrição de trabalhos de experiências exitosas em imunização, que estarão na 3ª edição da Revista Vacina Mais Paraíba. As inscrições podem ser feitas a partir desta quarta-feira (17) até 30 de setembro, exclusivamente on-line, pelo formulário disponível no link https://forms.gle/mAsrqGZTopcSshdA6. O lançamento da revista está previsto para novembro deste ano.

O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), é dar visibilidade a práticas bem-sucedidas desenvolvidas pelos municípios paraibanos no âmbito da imunização, fortalecendo a troca de experiências e a valorização das estratégias que contribuem para a ampliação da cobertura vacinal em todo o estado.

A edição de 2025 terá como tema central “Imunização da Paraíba: qualidade na gestão de dados como meio eficaz para o alcance de adequadas coberturas vacinais”, estruturado em três eixos temáticos, sendo eles: Qualificação e otimização dos processos de trabalho em imunização (eixo 1), Comunicação efetiva para ampliação de coberturas vacinais (eixo 2) e Gestão da informação e tomada de decisão qualificada em imunização (eixo 3). Podem se inscrever profissionais de saúde que atuam na área da imunização em seus respectivos municípios.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunizações, Márcia Fernandes, a Revista Vacina Mais Paraíba se consolidou como um espaço de valorização do trabalho realizado nos municípios, dando visibilidade às boas práticas de imunização e fortalecendo o conhecimento científico produzido no estado. “Ao reunir experiências exitosas, conseguimos não apenas reconhecer o esforço das equipes, mas também estimular a troca de saberes que contribui para qualificar a gestão da imunização e ampliar a proteção da nossa população”, pontuou.

Regras para submissão
Cada trabalho deverá ser submetido em formato de resumo expandido, acompanhado da documentação exigida:

Declaração de Liberação de Direitos Autorais;
Declaração de Sigilo e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
Declaração de Utilização de Inteligência Artificial.

Os links para download desses documentos estão disponíveis em: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/arquivos-1/vigilancia-em-saude/oficio_circular_ndeg_94_.pdf

Seleção e divulgação dos resultados

Todos os trabalhos passarão por sistema antiplágio e serão avaliados por banca especializada em etapa única, com critérios que envolvem a relevância, originalidade, replicabilidade e clareza da experiência apresentada. Ao todo, serão selecionados os cinco melhores trabalhos, que irão compor a 3ª edição da revista.

O resultado final será divulgado no dia 3 de outubro de 2025, no site e nas redes sociais da Secretaria de Estado da Saúde e da Escola de Saúde Pública da Paraíba, além de ser comunicado diretamente ao autor principal.

 

FONTE – SECOM PB

Compartilhe: