O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a externar, nesta quarta-feira (10), em Brasília, sua defesa pela pré-candidatura do governador e presidente do PSB da Paraíba, João Azevêdo, a senador nas eleições de 2026.
Durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025, nas modalidades de abastecimento de água urbano e rural e de esgotamento sanitário urbano, Lula reforçou a importância de contar com o chefe do Executivo paraibano no Congresso Nacional.
“Eu espero que Vossa Excelência esteja aqui como senador da República daqui algum tempo para ajudar esse país a se transformar em uma grande nação”, disse o presidente.
O governador João Azevêdo acompanhou a solenidade em que também foram anunciados os projetos habilitados do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS).
Acompanhe o trecho da fala do Presidente Lula:
PAC Seleções
Nesta quarta-feira, o governo anunciou os últimos investimentos dessa gestão do Novo PAC Seleções e as autorizações para uso dos recursos do Fundo de Investimento em Infraestrutura Social (FIIS). Serão R$ 39,3 bilhões para saúde, educação, abastecimento de água e esgoto.
O Novo PAC Seleções é voltado para atender projetos prioritários apresentados diretamente por estados e municípios. Hoje, foram divulgados os projetos habilitados nos eixos de abastecimento de água urbano e rural e de esgotamento sanitário urbano, no valor total de R$ 11,2 bilhões entre recursos federais e financiamentos.
Foram contempladas 218 propostas estaduais e 70 municipais, sendo 69 de abastecimento de água urbano, 153 de abastecimento de água rural e 66 de esgotamento sanitário.
Com a habilitação, os estados e municípios devem apresentar a documentação técnica necessária aos agentes financeiros para a análise de viabilidade, incluindo avaliação de risco e endividamento e os projetos de engenharia. Após a validação, elas passam para a etapa de análise final, sob responsabilidade do Ministério das Cidades.
Com informações da Agência Brasil.



