Inscrições do programa ‘Elas Lideram’ vão até dia 28; Mais de 50 participantes já foram aprovada

As inscrições para o programa ‘Elas Lideram’, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), vão até o próximo dia 28 de fevereiro. Neste ano, o programa de mentoria para desenvolvimento do empreendedorismo feminino disponibiliza 60 vagas, das quais 55 já foram preenchidas mediante seleção. A realização do Elas Lideram é uma parceria com Sebrae Paraíba, Casa Empreendedora Hub e a Be.Labs Aceleradora. As inscrições são realizadas pelo link https://forms.gle/BbSDj86yUykGU2Ce7.

O programa ‘Elas Lideram’ é uma política pública exclusiva para mulheres (cis ou trans) residentes em João Pessoa que já têm um negócio ou desejam empreender. Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e ter disponibilidade para aulas presenciais e on-line. Neste ano, o programa vai formar duas turmas, com 30 vagas em cada uma.

Após a inscrição, ocorre a etapa de seleção das participantes, por meio de entrevistas online com uma comissão avaliadora formada por representantes da Sedest e da Be.labs Aceleradora. Conforme a fundadora e CEO da Be.Labs, Marcela Fujiy, até esta sexta-feira (20), o processo seletivo do Elas Lideram teve 120 mulheres inscritas. Entre as entrevistadas, 55 atenderam aos critérios do programa e foram aprovadas.

“Nosso processo seletivo busca identificar não apenas o interesse, mas também o momento do negócio, a disponibilidade para participação e o alinhamento com os objetivos da formação, já que é um programa intensivo e que exige comprometimento. Não é um processo subjetivo, temos os critérios para avaliação”, explica Marcela Fujiy. Nos termos das políticas de ações afirmativas, 10% das vagas serão reservadas para mulheres negras (pretas e pardas).

Marcela Fujiy comenta que parte das candidatas não respondeu aos contatos da equipe, não confirmou agenda ou não compareceu às entrevistas, o que é algo comum em programas com alta procura. Também houve casos de candidatas residentes em outro município ou que não tinham disponibilidade de tempo.

Como funciona – O programa ‘Elas Lideram’ utiliza a metodologia ‘Efeito Furação’, desenvolvida pela Be.Labs Aceleradora, que aborda os seguintes temas: Mentalidade inclusiva e empática; Emergências do futuro e tendências; Questões sociais e impacto nos negócios; Propósito, diversidade e inovação; Road mapping da inovação; Aspectos financeiros e jurídicos; Plano de negócios e marketing digital; Organização e planejamento empresarial.

O programa tem como diferencial a possibilidade de acesso a crédito orientado do programa ‘Eu Posso’ da Sedest. Os valores são de até R$ 8 mil para pessoa física e de até R$ 15 mil para pessoa jurídica. Outra particularidade do ‘Elas Lideram’ é o apoio de organizações de mulheres para formação de uma rede local de empreendedoras, chamada ‘Elas Lideram Juntas’, com suporte da Casa HUB Empreendedora.

A capacitação e qualificação técnica ocorre de maneira híbrida com encontros presenciais e on-line. São realizadas mentorias coletivas e individuais especializadas. O programa também vai estimular a formalização das participantes como microempreendedoras individuais (MEI) por meio da Sala do Empreendedor.

Resultado – A lista das candidatas aprovadas será publicada até 4 de março nas redes sociais e sites oficiais. Após a divulgação, as selecionadas terão 48 horas para confirmar participação via e-mail ou WhatsApp. A primeira turma vai começar no mês de março e a segunda, em maio.

As candidatas que não forem aprovadas poderão se inscrever novamente em futuros ciclos do programa ‘Elas Lideram’. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail gsedest@gmail.com. O edital do programa está disponível nos endereços https://euposso.joaopessoa.pb.gov.br/ e https://saladoempreendedorjp.com.br/ 

Texto: Thadeu Rodrigues
Fotografia: Robério Gadelha
Créditos: Prefeitura Municipal de João Pessoa

Compartilhe: