39 delegados da Paraíba irão à Brasília, em dezembro, participar da VI Conferencia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Paraíba vai estar representada com 39 delegados (as) na  6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que vai ser realizada em Brasília, entre os dias 11 a 14 de dezembro. A conferência nacional, que deverá reunir cerca de 1.500 delegados de todo o país, foi convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de um decreto publicado em 1º de setembro no Diário Oficial da União. O tema do evento é garantir à todos os cidadãos basileiros comida de verdade, democracia e equidade.

 

Segundo o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-PB), Arimatéia França, foram mais de 1.300 participantes nas seis etapas regionais e municipais, que se mobilizaram e discutiram as questões da Segurança Alimentar no Estado. “Nosso grande desafio é contribuir com os municípios, Estado e Governo Federal apontando para a construção de políticas públicas que garantam o direito humano ao alimento de qualidade,  em quantidade e regularidade nas mesas de todos os paraibanos, independente de idade, credo ou de posição política”, afirmou o presidente.

França informou que foram realizadas seis conferências na Paraíba: em Sumé (Cariri), Campina Grande (Agreste), Guarabira (Brejo), João Pessoa (litoral), Patos (médio Sertão) e Sousa (alto Sertão).  “Dos 39 delegados escolhidos, serão 13 do poder público (governo do Estado e prefeituras) e 26 que representam a sociedade civil, o que demonstra a participação em todas as fases das conferências municipais e a estadual”, explicou.

 

O presidente do CONSEA-PB disse que a Paraíba vem buscando implementar programas que atendam as necessidades nutritivas das camadas populares mais vulneráveis. “Levaremos 25 propostas apontando ao governo federal saídas para afastar a fome existente em pelo menos 50% dos municípios paraibanos. É importante destacar que o governo do Estado vem fazendo sua parte, a exemplo da ampliação do número de Restaurantes Populares com a instalação de seis novos restaurantes; a implantação do Tá na Mesa, presente atualmente em 147 municípios; e o Prato Cheio, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores em situação de rua e artistas de rua, foram algumas das menções a gestão estadual”, revelou Arimatéia França.

Compartilhe: