A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza na próxima sexta-feira, 14, o Arraial da Saúde Mental. A tradicional festa da Rede de Atenção Psicossocial do Município será realizada na Pirâmide Jackson do Pandeiro, no Parque do Povo, das 14h30 às 17h.
Na programação estão previstas as apresentações da poetisa e especialista em saúde mental Anne Karolynne, que é profissional do Caps Ad, a apresentação musical e de dança do Caps Ad III infanto-juvenil, quadrilha junina das Residências Terapêuticas, o xaxado do Caps Ad II; roda de dança dos Caps II e III e apresentação musical do Caps Viva Gente.
“O objetivo é promover inclusão das pessoas que fazem acompanhamento nos mais diversos serviços da Saúde Mental de Campina Grande na principal festa popular da cidade, promovendo a participação efetiva desses cidadãos e a política antimanicomial com foco na liberdade e autonomia dos indivíduos”, explicou a Secretária Executiva de Saúde Mental, Lívia Sales.
Artesanato
A Saúde Mental também participa d’O Maior São João do Mundo com um chalé na Vila do Artesão que comercializa artigos de artesanato confeccionados pelos usuários dos Caps e das Residências Terapêuticas, bem como pelas pessoas que frequentam as oficinas terapêuticas do Centro de Convivência. São peças de trabalhos de habilidades manuais, arte em tecido, pinturas, entre outros. O chalé funciona diariamente, das 7h às 19h.
As ações utilizando a arte como recurso terapêutico são constantes na rede de Saúde Mental de Campina Grande, dentro de uma perspectiva de abordagem artística às pessoas com questões psíquicas, conforme os ensinamentos de Nísia da Silveira. Os pacientes/pessoas utilizam os espaços públicos e desenvolvem atividades de música, dança e artes visuais nos parques da cidade. Outra iniciativa inclusiva é o projeto “Conhecendo Campina”, que leva os moradores das residências terapêuticas aos pontos turísticos do Município.
Campina Grande tem uma rede com oito Centros de Atenção Psicossocial, quatro Residências Terapêuticas, um Centro de Convivência e os leitos de emergência psiquiátrica no Hospital Municipal Dr. Edgley. Em 2021, a Prefeitura de Campina Grande abriu o Ambulatório de Saúde Mental Psicóloga Ivânia Rodrigues, na Policlínica do Catolé.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) também dispõe de atendimento com psiquiatra para casos graves. Em 2023, foi lançado a Clínica Escola do Autismo AFETO e a previsão é que novos serviços sejam abertos, transformando a rede em Complexo de Saúde Mental, com mais dois Caps, duas unidades de acolhimento e reativação de duas residências terapêuticas.
Fonte: Codecom
Imagem: Divulgação