PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NORDESTINA CHEGARÃO A EUROPA

Consórcio Nordeste, APEX BRASIL e SEBRAE abrem portas para comércio de alimentos sustentáveis da Agricultura Familiar na Alemanha e Portugal

Uma missão para internacionalizar os produtos da Agricultura Familiar vai a Europa em busca de novos negócios. A denominada “Missão Europa 2025”, será realizada entre os dias 3 e 10 de outubro nas cidades de Colônia (Alemanha) e Porto (Portugal). A iniciativa é promovida pelo Consórcio Nordeste, em parceria com a APEX Brasil e o Sebrae Nacional, no âmbito da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio, que articula os governos estaduais para fortalecer o setor. A missão de agricultores e agriculturas familiares da região nordeste, será para fortalecer o comércio de produtos sustentáveis do nordeste; os participantes irão receber orientações sobre temas como logística, regras alfandegárias e requisitos comerciais, além de buscar alternativas para superar barreiras tarifárias, como as impostas pelo governo dos EUA.

O subsecretário de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas do Consórcio, Anselmo Castilho, acompanhará a comitiva, destacando a relevância estratégica da ação para a agenda internacional da agricultura familiar nordestina. Todos os estados nordestinos vão participar da missão, segundo Anselmo Castilho, e será “para promover os produtos da Agricultura Familiar e estabelecer canais comerciais com distribuidores, redes de comércio justo e o “mercado da saudade”, além de posicionar o Nordeste como referência em alimentos sustentáveis, de qualidade e com impacto social”, afirma o representante do Consórcio Nordeste.

A comitiva oficial da “Missão Europa 2025” inclui representantes das Secretarias Estaduais de Agricultura Familiar e dirigentes de Cooperativas e Federações de Agricultura Familiares. Os produtos em destaque incluem caju e derivados (Bahia, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte), mel e derivados (Ceará, Sergipe), cafés especiais (Bahia, Piauí), coco babaçu (Maranhão), laticínios (Paraíba) e uma ampla gama de produtos agroindustriais, produzidos de forma sustentável.

A programação da Missão, assegura a participação na ANUGA 2025- maior feira mundial de alimentos e bebidas, em Colônia (4 a 6/10), com circuitos guiados e rodadas de negócios; atividades em Lisboa, incluindo visitas à Casa Brasiliana, workshop sobre exportação e imersão em cooperativas portuguesas (7 a 9/10).

Segundo Anselmo Castilho, “a missão busca consolidar a agenda internacional da Agricultura Familiar nordestina, incluir cooperativas em cadeias globais de valor sustentável, fortalecer as Secretarias Estaduais na formulação de políticas de exportação e ampliar a visibilidade dos produtos nordestinos em mercados de alto valor agregado”.

Compartilhe: